A AIPAN – Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte foi fundada em Março de 1976, tem, actualmente, sede na cidade da Maia – Praceta Comercial do Chantre – e representa perto de 900 associados, sendo que a sua abrangência geográfica cobre toda a zona norte, nos distritos de Aveiro (concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho e Feira), Braga, Bragança, Guarda (concelho de Vila Nova de Foz Côa), Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu (concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, São João da Pesqueira e Tabuaço).

Inicialmente direccionada só para a área da Panificação, em 2001 alterou a sua denominação para a actual, abrangendo os sectores da pastelaria e dos similares por forma a melhor representar os interesses dos seus associados.

O universo de associados AIPAN, caracteriza-se, essencialmente, por micro e pequenas empresas distribuídas por toda a zona Norte do país, abrangendo cerca de 8800 trabalhadores.
Estando inserida num sector onde a legislação, nomeadamente a proveniente de Regulamentos Europeus, tem obrigado a alterações profundas quer a nível da estrutura das empresas quer a nível da formação dos seus trabalhadores, a AIPAN tem vocacionado as suas linhas programáticas no sentido de melhor dar resposta a estas profundas alterações. Para o efeito, disponibiliza os serviços do Departamento Jurídico, Departamento Alimentar (Engenharia Alimentar e Nutrição), Departamento de Formação, e produz e publica uma revista de distribuição gratuita por todos os associados, empresas e/ou entidades ligadas ao sector, para além do envio de várias newsletters informativas e sessões de esclarecimento e site de divulgação.

Também nesse sentido tem dedicado atenção particular ao estabelecimento de relações estratégicas, capazes de enriquecer a sua oferta de prestação de serviços aos seus associados.
A AIPAN possui parcerias com instituições como a Associação Empresarial de Portugal-AEP, com a Confederação Empresarial de Portugal-CIP, Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, com a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), Universidade Fernando Pessoa, Câmara Municipal da Maia, APCER, bem, como com várias empresas nas áreas da consultoria para a certificação de qualidade e HACCP, de fiscalidade e de consultoria jurídica, medicina, higiene e segurança no trabalho, arquitetura e engenharia, consultoria no apoio a candidaturas, software de gestão integrada , etc.

EXPERIÊNCIA

A AIPAN, criou e desenvolveu uma receita de pão de marca registada – PÃOVIDA – com baixo teor de sal e sem gordura, preconizando um projecto de responsabilidade social em prol da saúde pública. Também nesse sentido, foi ouvida na Comissão Parlamentar da Saúde e na Comissão Parlamentar do Teor de sal no pão, contribuindo com o seu conhecimento para a elaboração da legislação atualmente em vigor. Várias acções de divulgação e de sensibilização para uma alimentação saudável foram levadas a cabo pelos técnicos da AIPAN, quer junto das escolas, quer nas Autarquias e instituições privadas.

Para além das parcerias a nível nacional, a AIPAN mantém relações com associações europeias suas congéneres, o que tem permitido ao longo de muitos anos uma presença regular e de qualidade reconhecida em certames de dimensão internacional, representando Portugal em eventos e campeonatos do setor em Itália, França e outros países da Europa, como o Concurso Mundial de Panificação, a Copa de Europa de Panificação e Pastelaria.
Foi este reconhecimento internacional que lhe permitiu chamar a si a organização do Festival Europeu do Pão, em Abril de 2007, na cidade do Porto, evento que marcou de forma muito positiva a sua imagem quer junto dos agentes do setor em Portugal, quer no estrangeiro, tendo contado com a presença de mais de 500.000 visitantes. Também a organização do Congresso Internacional de Panificação Tradicional Portuguesa, em Abril de 2018, inserido no ambito do Projeto “O Futuro da Tradição” trouxe à Maia oradores e participantes portugueses e doutros países , para a discussão do papel do pão artesanal no futuro do setor.

Entidade coordenadora de algumas edições de Formação PME , Projetos Conjuntos, Formação de Empresários e Formações Modulares Certificadas

No âmbito da sua actividade regular, a AIPAN estabeleceu a sua estratégia de desenvolvimento, posicionando-se no mercado de forma diferenciada e orientada para o espírito associativo e o apoio aos seus associados no crescimento e melhoria do seu negócio.
As linhas estratégicas estabelecidas, para a AIPAN podem destacar-se as seguintes, como relevantes:

– Desenvolvimento das competências dos recursos humanos dos seus associados, promovendo acções de formação orientadas para a actividade. As acções de formação podem ser orientadas para os activos que se encontram em situação de emprego nos associados ou para os que se encontram em situação de desemprego, potenciando desta forma a melhoria do potencial de competências para o sector na região norte.

– Melhorar a imagem do sector incrementando o profissionalismo dos seus operadores e consequentemente das equipas de front-office das associadas.

– Potenciar a inovação nas actividades do sector promovendo a AIPAN uma maior intervenção junto dos seus associados

– Incentivar os empresários à modernização das suas estruturas apostando na qualidade dos recursos humanos, de a incrementar as relações de estabilidade com os seus clientes.

– Campanha “A AIPAN cada vez mais perto de si”, com a participação de representantes do Ministério da Economia e Ministério da Agricultura e das Autarquias, pretendendo realizar seminários de esclarecimento em todas as capitais de distrito da sua abrangência geográfica.”

ORGÃOS SOCIAIS 2023-2026

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente

Ribapão – Sociedade Panificadora
César David Saraiva Guedes Ferreira

Secretário

Correia & Irmãos
Cesário Matos Esteves Correia

Secretário

Martins & Brandão
Raul Jorge da Silva Alves Neto

Substituto

Padaria Pioneira
César David Saraiva Guedes Ferreira

Substituto

Agrupamento Industrial de Panificação de Espinho
José Manuel de Melo Nunes da Silva

Substituto

Padaria Pastelaria Veiga
Pedro Alexandre da Costa Veiga

DIREÇÃO

Presidente

A Panificadora do Carido
Inácio da Silva Santos

Secretário

Soares Vieira & C.ª
António Duarte Fontes

Tesoureiro

Padaria Alto da Serra – Indústria de Panificação
Horácio António da Silva Castro

Vogal

Cerepal – Produtos Alimentares
Inácio da Silva Santos

Vogal

Monte Doce – Padaria e Confeitaria
Jorge Manuel Vieira Braga

Substituto

Armando & Machado
Albino Dias de Oliveira

Substituto

Sousa Ferreira
Luis Filipe Costa

Substituto

Douropão – Agrupamento de Panificação Paivense
Rui Manuel Mendes da Silva

Substituto

Padaria da Raposeira
Carlos Manuel Alturas Ferreira

Substituto

Horácio Soares Mendes Xavier
Horácio Salvador Sampaio Soares

CONSELHO FISCAL

Presidente

Padaria Pastelaria A Boa Nova do Mosteiro
Pedro Miguel Freitas Martins

Secretário

Midouro – Sociedade Panificadora
António Manuel de Campos Marques e Sousa Neto

Secretário

Antiga Padaria Pastelaria do Souto
Luis Manuel da Cruz Parente Ribeiro

Substituto

Buffet Varziela
António Carlos Dias Duarte

Substituto

Moreira Neto & Faria
Ramiro Faria de Sousa

Substituto

Pantir – Panificadora Tirsense
Paulo Manuel Magalhães de Almeida