Projecto Conjunto

 

 

Road-Show Projeto Conjunto AIPAN
– Qualificar o setor da Panificação

A AIPAN desenvolveu um projeto de inovação e qualificação de empresas do setor da panificação que aplicou a um grupo de 10 empresas associadas. Inscreva-se no Road-Show para conhecer melhor esta iniciativa e como esta poderá ser enquadrada na sua empresa.

 

Faça aqui a sua inscrição

 

 

firefox

projecto Conjunto/resultados

PROJECTO CONJUNTO PROMOVIDO PELA AIPAN RESULTA NA CERTIFICAÇÃO DAS PRIMEIRAS EMPRESAS DO SECTOR

Veja aqui o resultado

 

 

 

firefox

O que é o Projecto Conjunto da AIPAN?

É uma iniciativa da AIPAN inserida no Sistema de Incentivos à Qualificação de PME, no âmbito do QREN (www.pofc.qren.pt), orientada à qualificação do sector da panificação, através de uma estratégia colectiva traduzida num pacote de acções comuns a desenvolver por pelo menos 10 empresas do sector. Em concreto, com esta iniciativa, pretende-se que no mesmo período de tempo, um grupo de empresas do sector de panificação, desenvolva o seguinte pacote de acções:

  • Implemente e certifique um sistema de qualidade baseado no novo referencial criado especificamente para Padarias e Pastelarias – ERS 3011 - Qualidade do Serviço em  Padarias e Pastelarias (www.apcer.pt);
  • Implemente um modelo de controlo de custos unitários de fabrico através da utilização de Software especificamente desenvolvido para o efeito;
  • Assuma uma atitude de responsabilidade ambiental através da realização de medições das emissões gasosas;
  • Assuma uma atitude orientada è eficiência energética, através da análise à situação energética da empresa (Auditoria Energética);
  • Adopte abordagens profissionais na gestão da Comunicação através do estudo e elaboração de um Plano de Marketing;
  • Adopção de práticas de Comunicação e Promoção utilizando as plataformas digitais, através da criação de Web Site, com funcionalidades que permitam a realização de negócio (vendas on-line, aceitação de encomendas, gestão de distribuidores, etc.)

Para além das acções acima enunciadas, cada empresa pode completar o seu plano de investimento com acções de investimento individuais, que representem uma necessidade específica da empresa. Nem todas as acções de investimento individuais das empresas são elegíveis (ver regulamento do SI QPME em www.pofc.qren.pt)
 

Finalidade do Projecto Conjunto da AIPAN

Promover a Qualificação / Inovação do sector da Panificação, através do estímulo a iniciativas arrojadas para um sector tipicamente tradicional. Espera-se um impacto nas empresas ao nível da Diferenciação, Credibilização e Qualidade, que por acontecer em simultâneo num conjunto de empresas, contribuem, para o reposicionamento do sector no mercado nacional.

 

Projecto Conjunto em curso

A AIPAN formalizou uma candidatura ao Sistema de Incentivos de Qualificação de PME, modalidade Projecto Conjunto, em Maio de 2009, tendo obtido decisão favorável. Esta candidatura deu origem ao Projecto n.º 6487 que está actualmente em curso, e que envolve 10 empresas.
O investimento total ascende 1.292.655,00 euros, tendo sido considerados elegíveis para apoio, despesas de investimento que ascendem a 945.614,89 euros a que equivalem 459.732,76 euros de incentivo não reembolsável.
A duração do Projecto é de 2 anos a contar da data de entrega de candidatura. Assim, a data apontada para a conclusão do projecto é 29 de Novembro de 2011. A AIPAN já solicitou ao IAPMEI a prorrogação deste prazo para 29 de Novembro de 2012, tendo o mesmo sido aceite.

 

Empresas Participantes no Projecto n.º 6487

1 - Camipão - Panificadores Unidos do Concelho de Caminha, Lda
2 - Ribapão - Sociedade Panificadora, Lda.
3 – AIPAL - Agrup. Ind. de Panificação de Espinho, Lda.
4 - Soares Vieira & Ca., Lda
5 - Padafidelis - Pão Quente e Pastelaria, Lda.
6 - Pavico - Concentração Vimaranense de Panificação, S.A.
7 - Cerepal - Produtos Alimentares, Lda.
8 - Padaria Nacional de Guimarães, Lda.
9 - José Dias Veiga, S.A.
10 - Doce Talento, Unipessoal, Lda.