« LES PELLONS D’OR » 

17ª ediÇÃo da Copa da Europa de PanificaÇÃo Artesanal

 

 

Este ano este evento, um dos concursos europeus mais prestigiados, que valoriza a originalidade, criatividade e eficiência, decorrerá em Nantes inserido na feira Serbotel, entre 20 e 23 de Outubro, organizado pela Fédération des Boulangers de Loire-Atlantique. Contará com a participação de 8 equipas europeias: Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suiça. Portugal será representado, como sempre, por uma equipa coordenada pela AIPAN composta de padeiros/pasteleiros experientes que farão o seu melhor para representar os saberes Lusos no evento.

 

Cada equipa composta por 3 concorrentes deverá realizar durante uma jornada de 8 horas:

•   um conjunto de 6 variedades de pão, com formatos e composições diferentes

•   um prato de 6 tipos de viennoiseries de formas e de composições diferentes, sendo uma delas salgada.

•   Uma peça artística elaborada totalmente em massa de pão com o tema “evento desportivo do país”

 

Estes campeonatos, que têm como objectivos principais a valorização da profissão de Padeiro, a troca de experiências e de culturas, decorrem sob um rígido conjunto de regras de competição. Nesta edição, o tema que condicionará todas as receitas de Padaria e Pastelaria, além da Peça Artística a concurso será “Um evento desportivo do país”.

A AIPAN tem a responsabilidade da representação da Padaria e Pastelaria Portuguesa, aliada a várias técnicas de criação e inovação, que envolvem um trabalho preparatório da equipa iniciado há meses. As receitas a apresentar este ano, em representação de Portugal e que ainda se encontram no “segredo dos deuses”, irão aliar os melhores ingredientes (dando preferência aos produtos típicos nacionais) às técnicas de trabalho de massas de panificação, massas folhadas e massa brioche.

 

Este ano, tendo em conta que o tema é “UM EVENTO DESPORTIVO DO PAÍS” e tendo a nosso “berço” GUIMARÃES a CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO em 2013, não podíamos deixar de estender o convite de participação neste evento que promove o pão artesanal como componente essencial de uma vida saudável. Desta forma, Guimarães não faltou à promessa de hospitalidade e participará connosco nesta edição da Copa, ajudando também na divulgação em Guimarães e a nível nacional o papel do pão na alimentação saudável.


A NOSSA PARTICIPAÇÃO NÃO SERIA POSSÍVEL SEM OS APOIOS FUNDAMENTAIS DE:

 

 

 

 



Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01CE061D.593C5EF0