pãovida

firefox

O Projecto pãovida - Como Surgiu?

O pãovida consiste numa receita optimizada e pensada de modo a garantir que a qualidade lidere em prol da saúde e das exigências organolépticas a que o consumidor está receptivo e habituado.
O pãovida é um produto elaborado a partir de uma mistura de farinhas integrais onde já se incorpora o sal na proporção correcta de modo a garantir, por um lado, características nutricionais favoráveis à promoção e prevenção do estado de saúde e, por outro, a garantir o sabor, a textura, a frescura e o aspecto que o consumidor exige.
O produto é adquirido sob forma de farinha pãovida às Moagens Portuguesas que se responsabilizam pela elaboração da mistura dos ingredientes. No local de fabrico o produtor, seguindo as instruções que se encontram no saco da farinha, fabrica pãovida.

O Projecto pãovida - Público Alvo

Excepto casos patológicos que necessitem de cuidados especiais, como doentes celíacos, o pãovida é um pão para todos.
Quando ingerido por crianças contribui para a adopção de hábitos alimentares saudáveis, educando o paladar na infância. Em adultos, o pãovida valoriza a essência da dieta alimentar, protegendo o estado de saúde.
Pelo reduzido teor em sódio, representa ainda uma mais valia adicional para indivíduos hipertensos ou pré-dispostos à hipertensão arterial.

O Projecto pãovida - Parcerias

Concretamente, no Projecto pãovida, a AIPAN  tem como parceiros:

Sociedade Portuguesa de Hipertensão - Aprovou e apoia o projecto

Câmara Municipal da Maia - Em Setembro de 2008 a Câmara Municipal da Maia manifesta a sua preocupação para com a saúde dos seus munícipes e introduz o pãovida nas refeições escolares, tornando-se autarquia pioneira no projecto. Deste modo, Jardins de Infância e Escolas E.B. 1 tuteladas por esta instituição passam a integrar o pãovida na sua rotina.

Universidade Fernando Pessoa - Esta entidade e a sua equipa de investigadores, disponibilizaram-se para a realização de análises bromatológicas, fundamentais ao reconhecimento das propriedades nutricionais do pãovida. A qualidade técnica e crédito dos seus diagnósticos, que tanto contribuíram para a criação e desenvolvimento deste projecto, merecem o reconhecimento público da AIPAN.

 

O Projecto pãovida - Ingredientes e Características Nutricionais

O pãovida, para além de primar pela sua qualidade de excelência, é um alimento promotor de saúde pois detém inúmeros benefícios de cariz nutricional que se reflectem em efeitos fisiológicos favoráveis.

Ingredientes:

  • Farinha de trigo
  • Farinha de trigo integral
  • Farinha de centeio integral
  • Água
  • Melhorante
  • Levedura
  • Sal

Características Nutricionais

Do ponto de vista nutricional o pãovida é um alimento que possui cereais integrais, é uma fonte de fibra, fornece vitaminas e minerais e tem uma quantidade muito baixa de sal adicionado, indo de encontro às recomendações da OMS e obedecendo ao limite de sal da proposta de lei  - 1 Kg de PÃOVIDA contém apenas 9,2 g de sal.

Os cereais integrais, por oposição aos cereais refinados, são naturalmente ricos em nutrientes.
Anatomicamente um grão de cereal é revestido por três camadas: farelo (parte externa), endosperma (camada média) e gérmen (parte interna). Cada camada é rica em nutrientes específicos como fibras, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais.
Quando o grão é refinado é como se fosse polido. Perde-se a camada mais externa e o gérmen, os locais de maior riqueza nutricional.
Os cereais integrais mantém as características anatómicas e nutricionais de um grão selvagem, conservando fibras, vitaminas e minerais, nutrientes benéficos ao bom funcionamento do corpo e mente.

As fibras são nutrientes essenciais ao bem estar do organismo. Uma vez que o pãovida contém cereais integrais, o seu conteúdo em fibras encontra-se aumentado.
Entre os inúmeros efeitos das fibras podemos destacar:

  • Favorecem a sensação de satisfação, retardando o aparecimento do apetite;
  • Reduzem os níveis sanguíneos de colesterol;
  • Promovem o crescimento de bactérias intestinais benéficas;
  • Aceleram a motilidade intestinal;
  • Contribuem para a redução total da glicose absorvida no intestino;
  • Ao acelerarem a motilidade intestinal diminuem o tempo de exposição do organismo a compostos potencialmente carcinogénicos;
  • Estimulam o esvaziamento biliar.

A gordura...
Apesar das gorduras possuírem importantes efeitos fisiológicos: estimulam a secreção da bílis e promovem o esvaziamento da vesícula biliar, possuem capacidade de saciar o apetite, contribuindo para a diminuição da quantidade de alimentos ingeridos, fornecem ácidos gordos essenciais necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção corporal e ajudam à absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K ), quando consumidas em excesso favorecem o aumento de peso e incidência de patologias.
O pãovida garante quantidades vestigiais de gordura o que, na presença de uma alimentação saudável - completa, variada, equilibrada e adequada ao indivíduo - não contribui para o aumento de peso.   
São muitos os estudos científicos que relacionam a ingestão excessiva de sódio (vulgarmente designado de sal) com diversas patologias cardiovasculares e doenças do foro oncológico.
O pãovida ao possuir um teor de sódio diminuído garante uma escolha saudável, pois contribui para a redução da quantidade de sal ingerido diariamente e ajuda a prevenir futuras complicações.
Rico em nutrientes, com pouco sal e sem gordura, o pãovida garante uma escolha alimentar saudável.

Composição Nutricional do pãovida Vs Pão Branco
  pãovida *

Pão Branco
(ex. Bijou, Carcaça)

Valor Calórico 205,2Kcal (1) 289Kcal (2)
Hidratos de Carbono 42,2g (1) 57,3g (2)
Proteínas 8,2g (1) 8,4g (2)
Gordura 0,4g (1) 2,2g (2)
Fibra 5,3g (1) 3,6g (2)
Sódio Total 475mg (1) 610mg (2)
Sódio Adicionado 368mg (1) -

(1) Valores referentes a 100g de alimento, obtidos por análises bromatológicas periódicas realizadas no Laboratório do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar.
(2) Valores referentes a 100g de alimento, publicados na tabela da composição de alimentos publicada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
(3) Valores referentes a 100g de alimento, obtidos por análise realizada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
*Contém glúten

(voltar a responsabilidade social)