GASTRONOMIA DA MAIA         
Aposta na diferenciação

http://turismo.maiadigital.pt

firefoxA marca turística Porto & Norte de Portugal, da qual a Maia faz parte integrante está fortemente associada a o produto turístico Gastronomia & Vinhos.
Num estudo recentemente editado pelo Turismo de Portugal, efectuado aos turistas e visitantes a variável Gastronomia está avaliada bastante acima da média. De facto, a variável Gastronomia é a variável mais bem cotada quando comparada com os outros destinos nacionais em análise, estando 23% acima da média e com uma pontuação de 93%, muito próximo do valor máximo.
Sabemos que turistas/ visitantes procuram sempre degustar ou adquirir algo característico da região que visitam, se as nossas cartas de restaurante e montras de doces apresentarem produtos iguais aos de todos os outros concerteza que a originalidade do produto não existe e as vendas perdem. O factor de diferenciação está umbilicalmente relacionado com o sucesso das vendas.
Assim, o nosso esforço diário tem sido investido na promoção e divulgação do receituário tradicional, junto dos agentes económicos e a realização de eventos que visem a melhoria da qualidade dos serviços prestados na Maia, a sua atractividade e a sensibilização para a comercialização de produtos característicos da nossa Terra que se foram perdendo para dar lugar às fracas influências francesas. Exemplo desse trabalho é o Festival Gastronómico da Maia que se realiza há 13 anos durante o mês de Maio, cativando milhares de novos clientes à Maia e colocando restaurantes em guias gastronómicos de grande qualidade.
Aproveitamos esta oportunidade para lançarmos o desafio aos nossos empresários, no sentido de apresentarem produtos característicos da Maia cujas receitas apresentamos em anexo e divulgamos diariamente no portal http//turismo.maiadigital.pt  a fim de permitir a oferta de produtos distintos e originais aos Vossos clientes e aos nossos turistas /visitantes."