Feiras e Eventos

firefox

 

 

 

 

 

 


Feiras

Europain
8 a 12 de Março de 2014
Paris – Nord Villepinte, França
http://www.europain.com/

 

Festival Internacional de Chocolate
14 de Março a 6 de Abril de 2014
Óbidos, Portugal
http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt/

 

BIBAC 2014
16 a 19 de Março de 2014
Antuérpia, Bélgica
http://www.bibacexpo.be

 

Super Rio Expo Food
18 a 20 de Março de 2014
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.superrio.com.br/

 

Interfood
19 a 21 de Março de 2014
S. Petersburgo, Rússia
http://en.infoodspb.ru/

 

Alimentaria 2014
31 de Março a 3 de Abril de 2014
Madrid, Espanha
http://www.alimentaria-bcn.com/

 

SIAL Montreal
2 a 4 de Abril de 2014
Montreal, Canadá
http://www.sialcanada.com

 

Expo GastroPan
4 a 6 de Abril de 2014
Brasov, Roménia
http://www.gastropan.ro/en/

 

Food & Hotel Asia
8 a 11 de Abril de 2014
Singapura,
http://www.foodnhotelasia.com/

 

Modern Bakery Moscow
23 a 26 de Abril de 2014
Moscovo, Rússia
http://www.modernbakery-moscow.com/

 

NATURALTECH
4 a 7 de Junho de 2014
São Paulo, Brasil
http://www.naturaltech.com.br/2014/

 

FISPAL
24 a 27 de Junho de 2014
São Paulo, Brasil
www.fispalfoodservice.com.br/

 

Fipan
15 a 18 de Julho de 2014
São Paulo, Brasil
http://www.fipan.com.br/fipan2013/?lang=en

 

Latin American Food Show
3 a 5 de Setembro de 2014
Cancún, México
http://www.lafs.com.mx/

 

SIAL Paris
19 a 23 de Outubro de 2014
Paris, França
http://www.sialparis.fr/

 

 

 

 


Eventos

Eventos onde participamos

 

HISTÓRIAS DO LIMBO

Exposição de Fotografia de Carlota Leitão (ver mais)

 

 

6ª Edição do Festival Europeu do Pão

– 13 a 15 de Abril de 2007 –
A AIPAN promoveu nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2007, a 6ª Edição do Festival Europeu do Pão, pela primeira vez em Portugal.
Este tipo de Certame, que já ocorre há alguns anos de uma forma alternada, em Itália e França, já valeu à delegação portuguesa alguns prémios. Foram as várias participações nos sucessivos Festivais que despoletaram na Direcção da AIPAN, a vontade de trazer a Portugal, concretamente à cidade do Porto, a edição de 2007.
Este Festival reuniu delegações de vários países da Europa (França, Itália, Irlanda, Espanha, Eslovénia, Holanda, Suíça, Luxemburgo e Portugal), no Pavilhão Rosa Mota, onde existiu a oportunidade de lançar um debate alargado em torno do pão, enquanto alimento rico em nutrientes, bem como de contribuir para o reposicionamento do sector da panificação em Portugal.
Foi um êxito que contou com 500.000 visitantes que encheram a cidade do Porto e mais concretamente o Pavilhão Rosa Mota Veja as Fotos

Ceia de Natal da AIPAN - A Tradição continua

firefoxA Tradição continua a ser o que era!
Desta vez, a Família AIPAN reuniu-se em Paços de Ferreira para a CEIA DE NATAL. Após o famoso bacalhau com todos e as sábias palavras do Presidente, recordaram-se outros tempos e houve oportunidade para um pezinho de dança enquanto se distribuíam as prendinhas aos associados.
Foi um convívio marcado pelo espírito natalício, com alegria e boa disposição que nos faz apetecer que o Natal seja todos os dias!
Mais palavras para quê? Aqui ficam algumas recordações…

 

AIPAN na IV Mostra de Fogaça da Feira

firefox

A convite do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira – APFF, a AIPAN esteve presente no passado dia 11 de Janeiro na IV Mostra de Fogaça da Feira que se realizou no Salão Nobre do Castelo da Feira, espaço onde a primeira Fogaça foi produzida há mais de 500 anos.
Segundo Manuel Santos Cavaco, Presidente do APFF, “a mostra da Fogaça decorre com o objectivo de fomentar a troca de experiências e práticas entre profissionais do sector, mantendo os costumes tradicionais de produção da Fogaça da Feira”. Esta mostra em particular, serviu também para assegurar que o processo de certificação da Fogaça da Feira se encontra muito próximo de estar concluído.
No seguimento desta Mostra, onde a AIPAN teve a oportunidade de acompanhar o método de fabrico, realiza-se a Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, símbolo da união de todos os feirenses. Esta festa marca a identidade cultural do município e da região e teve origem num voto ao mártir S. Sebastião.
Em 1505 a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça cuja aparência remete aos quatro coruchéus da Torre de Menagem do Castelo de Santa Maria da Feira.
Cumprida a cada dia 20 de Janeiro, a Festa das Fogaceiras consiste numa procissão em que crianças vestidas de branco cintadas com faixas coloridas percorrem a cidade levando à cabeça as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do castelo. No final da procissão as fogaças são entregues às autoridades religiosas, políticas e militares que têm jurisdição sobre o município.

Vê-se assim mais um ano em que Santa Maria da Feira demonstra uma das suas tradições mais valiosas, a Fogaça!

 

AIPAN REPRESENTA PORTUGAL NA SIGEP 2010

firefox

SOB O TEMA “ PÃO ARTESANAL: UMA CERTEZA PARA O FUTURO”

A AIPAN representou, mais uma vez, Portugal na IV edição da SIGEP BREAD CUP que se realizou de 23 a 27 de Janeiro, em Rimini, Itália.
Este ano, ao lado de países como a Austrália, Rússia, Eslovénia, Espanha, Polónia, Hungria, Alemanha, Israel e Inglaterra, Portugal deu a conhecer a arte dos seus padeiros.
A equipa da AIPAN foi constituída por Américo Couto, como capitão, Luis Almeida, Humberto Domingues e André Rocha, acompanhados por Albino Oliveira, um veterano destes concursos e Graça Nogueira.  
Para esta edição e conforme promessa deixada há um ano por António Fontes, Presidente da AIPAN, a equipa apresentou-se com um novo fardamento, caracterizado pelas cores da Bandeira Portuguesa e pelo barrete de campino. A concretização desta promessa, que marcou pela diferença e originalidade a apresentação da equipa portuguesa, só foi possível com o apoio das empresas GBPLANGE e LALLEMAND.
O apoio à equipa é fundamental, até na votação, já que os votos do público representam 50% no total das pontuações. Não poderemos deixar de agradecer o apoio de todos os que nos acompanharam, nomeadamente, José Dias Veiga (Padaria e Pastelaria Veiga), Domingos  Pereira da Silva e Tiago Silva ( Domingos P.da Silva- produtos para pastelaria e panificação)
As receitas de pão apresentadas neste concurso pela equipa AIPAN são divulgadas nesta edição: Pão de Alfarroba e Pão de Framboesa e Queijo.(veja aqui as fotos)