ESPAÇO DO ASSOCIADO

Este espaço é seu, faça-se ouvir. Escreva-nos para revista@aipan.pt

 

GONDODOCE - PÃO QUENTE E CONFEITARIA, LDA.

Em Gondomar a Gondodoce, pela sua arquitectura, distingue-se.

É uma obra do Arquitecto Paulo Merlini e do Designer André Santos Silva.

Todo o projecto de arquitectura da Confeitaria foi concebido a pensar nas necessidades do utilizador e tendo como base a filosofia do Gabinete de Arquitectura Paulo Merlini.

A Gondodoce tem vindo a fazer as delícias de quem a visita, apresentando um espaço inovador também em termos de mobiliário e iluminação.
A forma do tecto, que tanta admiração causa aos visitantes, “tem ins-piração científica, baseada nas ondas sonoras”, segundo Paulo Merlini.

Os proprietários, Cecília Martins e Manuel Maciel não podiam estar mais orgulhosos: o projecto foi um dos nomeados do concurso do Arch Daily, um dos mais conceituados sites de Arquitectura do Mundo.


 

 

PADAFIDELIS ABRE NO SAMEIRO COM NOVO LOOK

A PADAFIDELIS – Pão Quente e Pastelaria abriu portas na Av.ª Gaspar Baltar junto à Escola Secundária de Penafiel Nº1, no Sameiro. Instalada em Penafiel há mais de vinte anos, a Padafidelis tem agora um novo espaço completamente renovado, com um novo look e com serviços de qualidade que caracterizam esta empresa.
Apresenta um vasto leque de produtos de pastelaria, com uma aposta clara na qualidade, em prol da satisfação dos seus clientes. É uma das primeiras empresas do sector Certificada através da ERS APCER 3011/1 – Especificação de Requisitos de Serviços, no âmbito do Projecto Conjunto realizado pela AIPAN.

 


 

PANILIMA NA XANTAR – EXPOURENSE 2014

A Panilima remonta a 1989, com a fundação de uma pequena padaria de cariz marcadamente familiar, em Ponte de Lima.

Passadas mais de duas décadas, a actividade é substancialmente dife-rente. Reforçada a área de actuação com presença diária em todo o Alto Minho, com aposta na diversificação contínua dos produtos de Padaria e Pastelaria, não cedendo pela massificação do produto mas apostando no fabrico tradicional apoiado nos quadros altamente qualificados.

Esta empresa aposta nos mercados externos e na internacionalização com presença activa em Espanha, França e Angola.

No fim-de-semana de 7 a 9 de Fevereiro de 2014, a Panilima esteve presente na Xantar – Expourense 2014, em Espanha.

Esta Feira realizou a 15ª edição este ano, reunindo milhares de visitantes, transformando o recinto da Expourense num grande centro de degustação, com o objectivo de promover a qualidade e a prestação de serviço.


 

 

PADARIA ALTO DA SERRA
PROMOVE PÃO ENTRE OS MAIS PEQUENOS

Horácio Castro da Padaria Alto da Serra, com a colaboração de Albino Oliveira, realizou um workshop com as crianças do Colégio Paulo VI, em Gondomar (sala dos quatro anos).

Todos tiveram oportunidade de “Pôr as mãos na massa” e saborearam o pão ao pequeno-almoço.
No final, levaram uma lembrança personalizada: uma placa em massa de pão com o nome de cada um.

Cada vez mais se torna relevante que as crianças entendam a importância do pão num regime alimentar saudável.

 


 

LEITARIA DA QUINTA DO PAÇO

Da tradição à inovação vai um passo!

O novo conjunto de produtos que a Leitaria da Quinta do Paço apresenta agora faz a ponte entre a tradição consolidada e a inovação.

O Snéclair é a forma bem humorada de transmitir o conceito de um snack pequeno mas cheio de sabor, em que a clássica massa choux e o formato tradicional do Éclair são o veículo para uma intensa experiência gastronómica.
São seis os ingredientes que dão a nota dominante: salmão, atum, delícias do mar, queijo stilton, abacate, manga e tomate cherry. A harmonia do conjunto é dada pelas notas secundárias, como o queijo ricota ou fresco, as várias ervas aromáticas e as especiarias que completam o leque de sabores.

Todos estes recheios foram desenvolvidos e são executados por Patrícia Vilela, da empresa Forking Amazing e uma das autoras do livro “Erva uma vez”, que respondeu desta forma ao convite da Leitaria da Quinta do Paço de criar um salgado diferente.

 


 

16 de Outubro de 2013
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 

A AIPAN celebra dia com muita alegria e animação, entre crianças dos 2 aos 5 anos, no Jardim de Infância “Florinhas do Lar e Casa de Santa Isabel”, inserido no Projecto de Actividades da instituição.
Proporcionou-se um dia diferente a estes “pequenos Padeiros”: participaram numa actividade onde pintaram a mascote do pãovida – o Espiguinha-, numa acção de sensibilização para o consumo de pão e finalmente, “meteram as mãos na massa” com o apoio dos nossos Associados da Padaria Alto da Serra, da Padaria 1º de Maio e a prestimosa disponibilidade de Albino Oliveira. As imagens falam por si.

OBJECTIVOS DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
√ Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
√ Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
√ Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
√ Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
√ Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Dia Mundial da Alimentação com PÃO

O PÃO ESTÁ NA MODA!
O pão é versátil e adapta-se a qualquer refeição. Existem vários formatos e diversos tipos: integral, centeio, milho, mistura, multicereais…. 
O pão é um alimento de fácil transporte, acessível a todos e fácil de adquirir.
O PÃO É SAUDÁVEL
O pão é uma escolha saudável e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada. Para além de fornecer energia sob forma de amido, o pão contém fibras e diversas vitaminas e minerais.
O PÃO NÃO ENGORDA
O que engorda são as “más companhias” pois aumentam substancialmente o valor energético do pão.
PELA SUA SAÚDE, COMA PÃO!

 

 

PÃOVIDA NA FESTA DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA PASSE

Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar

 

 

O Multiusos de Gondomar foi novamente o espaço escolhido para a Festa de Encerramento do PASSE - Programa Alimentação Saudável de Escolas -, que pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação.
Sob organização do ACES de Gondomar e o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, a actividade decorreu no dia 22 de Junho, envolvendo todos os alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas de Rio Tinto n.º 3, Santa Bárbara, Gondomar e Valbom.
O evento contou ainda com a participação da AIPAN e a colaboração activa do associado PADARIA ALTO DA SERRA, que disponibilizou pãovida para a merenda das crianças e adultos.

 

 

INAUGURAÇÃO LEITARIA QUINTA DO PAÇO - BOM SUCESSO

A Leitaria da Quinta do Paço, conhecida pelo Doce do Porto, os deliciosos éclaires, assim como por outros produtos de reconhecida qualidade, tais como a manteiga, o chantilly e a Bola de Berlim, para só falar nos mais conhecidos, tem agora uma nova loja.
Entre bancas de petiscos, bebidas e produtos gourmet, encontra, no mais recente espaço gastronómico do Porto, o novo Bom Sucesso, esta referência centenária da baixa portuense; para a Leitaria, esteé um regresso a um local onde na década de 70 já teve um ponto de venda.
Agora alargou a sua oferta e funciona também como Padaria. A partir de domingo, 23 de Junho, com produção própria e vendido ao kilo, todos os dias vamos ter o aroma a pão quente no Bom Sucesso!

 

Na Alameda 8, em Espinho, a Aipal participou num showcooking realizado no recinto da feira do livro.

A ViverEspinho – a Associação Empresarial de Espinho coordenou a participação de dois restaurantes no evento: o Tomate e o EspinhoMar.

A Aipal apresentou produtos de pastelaria que foram sujeitos a degustação no final, com demonstração no local, nomeadamente de Regueifa doce, Castanhas de Ovos e Queijadas de laranja e cenoura.

Participaram os nossos pasteleiros - Miguel Silva e Rafael Macedo - sob a coordenação da Eng.ª Paula Tavares.

Os nossos produtos mereceram elevada apreciação pelas pessoas presentes.

A Aipal agradece à AIPAN as diligências para a cedência de um forno eléctrico.

 

 

Colaboração no Programa Biblioférias de Inverno 2012 – Biblioteca Municipal de Gondomar

A Pá Nova - Indústria de Panificação, Lda., acolheu nos dias 18 e 27 de Dezembro de 2012, as crianças e jovens participantes no Programa Biblioférias de Inverno 2012, organizado pela Câmara Municipal de Gondomar/ Biblioteca Municipal, através da dinamização do workshop “Pão e fermento do nosso tempo”.
Actividade única e singular que permitiu às crianças e jovens a oportunidade de vivenciarem novas experiências, adquirirem novos conhecimentos e testarem novos sabores
Presentearam-nos depois com alguns desenhos, onde tentavam exprimir um pouco a alegria e a simpatia com que nos brindaram e como certamente foi para todos eles um dia diferente que tão cedo não irão esquecer.

 

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de Novembro nos estados membros da União Europeia.
Esta comemoração pretende promover uma alimentação saudável junto dos cidadãos, de forma a combater a obesidade, incentivando-os a optarem por um regime alimentar equilibrado e ao aumento das práticas de exercício físico.
É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.
Foi nesse âmbito que a Pá Nova – Indústria de Panificação, Lda., foi convidada a participar e a proporcionar aos mais pequenos do Colégio Chupetão (Rua do Lidador, n.º 742 – Porto), uma tarde de cozinha saudável, onde elaboraram/ prepararam Pãovida em conjunto com os alunos dos 3, 4 e 5 anos.
Experiência única para a maioria dos intervenientes, onde foi possível aprender a importância de uma alimentação saudável e de que forma esta se revela ao longo da nossa vida, mas também, como se faz aquele pãozinho de que todos aprendemos a gostar.
Mais do que aliciar as crianças a escolherem hábitos alimentares saudáveis, é necessário fazer com que compreendam o alimento em si e, para isso, nada melhor do que pôr mesmo a mãozinha na “massa”. Não podemos esquecer que o pão é um amigo para todas as ocasiões e que o seu consumo se enquadra numa alimentação económica, saudável e equilibrada. Fácil de transportar, económico, saudável e prático o pão satisfaz todos os requisitos para ser a escolha não só dos mais pequenos mas também dos adultos. Comer pão está na moda!